Blog da LEMA

Engenharia de Alimentos, Empreendedorismo e afins

Liderança no dia a dia

Em agosto desse ano aconteceu o Circuito de Liderança da LEMA com palestras incríveis com Fábio Stumpf (coaching de liderança), Cello Camolese (co-fundador da Vezpa, 00 e Devassa) e Verônica Maranhão (consultadora em desenvolvimento humano e coaching).

 

No Circuito ficou claro que... Um bom líder é a chave do sucesso de qualquer equipe. A mensagem passada para os participantes foi a importância da liderança, seja no trabalho, faculdade, organizações e em outras atividades. Se você perdeu ou quer relembrar #VemComaLEMA desenvolver o líder em você no dia a dia.

 

 

Liderança é entendida como a percepção do grupo em relação ao líder, que consegue influenciar, persuadir e argumentar sobre pessoas. Isto é, a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, ela ocorre com um fenômeno social. (HUNTER, 2004, p.25)

 

As pessoas tem personalidades diferentes, por isso a liderança exercida também pode variar. Na literatura é possível encontrar diversos tipos de líderes, são eles:

 

O autoritário: segue de forma rigorosa as regras pré-estabelecidas para atingir a meta estabelecida

O liberal: as pessoas são livres para exercerem suas funções

O visionário: diretamente relacionado com a percepção de oportunidades e o espírito empreendedor

O democrático: todos os liderados fazem parte das decisões importantes

O situacional: aquele que desenvolve os mais diferentes tipos de acordo com a situação do projeto

O motivador: busca atingir os objetivos atuando no emocional das pessoas

E outros...

 

A verdade é que a liderança é um processo contínuo de influenciar as pessoas ao redor. Muitos autores comentam da importância da liderança 360º, isto é, ir além do trabalho/faculdade/atividades extras e começar a liderar sua vida para então liderar pessoas. Dizem os bons que o verdadeiro líder é aquele que forma outros líderes.

 

Mas como fazer isso?

  

Para aplicar no dia a dia é preciso ser o exemplo tendo (auto)conhecimento, determinação, otimismo e auto confiança. Se você não tem todos os requisitos, respira fundo! O principal é você se conhecer e determinar as metas para chegar ao destino final e trabalhar para atingir as outras características.

Depois disso é “fácil”... Deve-se perceber as oportunidades na área, estabelecer o objetivo, planejar, conhecer os possíveis erros e formar uma equipe (ou as pessoas próximas a você) para atingir um objetivo já estabelecido.

 

É só isso? Não! A principal diferença entre líder e chefe é o cuidado. Como? Estimulando a melhoria contínua com a motivação constante das pessoas.

 

 

Lembre-se (em qualquer situação da sua vida) ser líder é influenciar as pessoas ao redor para a melhoria contínua. Até o próximo post!

 

Referências bibliográficas

ÁVILA, L. V. STECCA, J. P. Gestão de pessoas. Disponível em: <http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos_cooperativismo/terceira_etapa/arte_gestao_pessoas.pdf>

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

A primeira impressão

1/9
Please reload

Colunas
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga a gente!
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
Please reload

Sobre Nós
Entre em contato

Somos uma organização sem fins lucrativos, criada por estudantes e para estudantes, com o propósito de unir a academia com o mercado.

        Curta nossa página!

  • Facebook LEMA

lema@eq.ufrj.br

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-909

  • Instagram Social Icon
Siga a gente!
Telefones

Representante Geral

Jessica Lima

21 96463 - 4088

© 2018 por LEMA. Criado por Anna, Mariath e Nathaly.