Blog da LEMA

Engenharia de Alimentos, Empreendedorismo e afins

A tradição em forma de doce

O brigadeiro é um doce brasileiro #Orgulho com versatilidade própria e pode ser usado nos recheios, biscoitos, bombons, com e sem granulado, em bolinhas ou de colher, nos salgados, para ele o céu é o limite.

 

 

Tudo começou na política... Quem poderia imaginar? A origem foi em 1945 com a candidatura a presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes, muito famoso entre as mulheres (o slogan da campanha era "Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro"). As eleitoras para promover a campanha promoviam eventos e festas para dar visibilidade ao candidato (#marketing) e arrecadar fundos. 
Como naquela época, pós 2°Guerra Mundial, o leite e o açúcar eram caros elas fizerem um doce com leite condensado. O doce de brigadeiro (esse foi o primeiro nome dele) era feito com ovos, margarina, leite condensado e achocolatado.

 

O candidato não ganhou a presidência, porém o doce ganhou o coração dos brasileiros e se popularizou no Brasil na década de 50. Posteriormente ganhou fama internacional, lá fora, os gringos conhecem o nosso querido por trufa brasileira, por causa do formato e também da textura que, segundo eles, lembra as trufas francesas. 


Como tudo na vida, na arte da culinária também há upgrades. Versátil como ele só o brigadeiro pode ser encontrado em diferentes versões com doce de leite, limão siciliano, caipirinha, pimenta, café, coco, amendoins e afins. (Mas nada se compara ao tradicional)


E se você acha que só porque está de dieta não pode comer está errado (quem nunca furou a dieta com um docinho que atire a primeira pedra). Tem a versão fitness com biomassa de banana verde e até as versões veganas como as de inhame, batata doce e afins. Ou seja, há brigadeiro para todos os tipos e tribos. 
 
Então é isso, que nesse começo de novembro (e final de ano) você deixe o brigadeiro adoçar a sua vida! Quer saber mais curiosidades sobre seus alimentos? Fique atento as novidades, até o próximo post! 

 

Referências bibliográficas

A origem do brigadeiro. Disponível em: <origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/>

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

A primeira impressão

1/9
Please reload

Colunas
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga a gente!
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
Please reload