Blog da LEMA

Engenharia de Alimentos, Empreendedorismo e afins

Vamos falar sobre macarrão instantâneo?

O post da #CuriosidadeDaTerça de hoje é pura Engenharia de Alimentos (<3)... Não dá para falar de Indústria de Alimentos sem falar da praticidade que ela nos proporciona diariamente. Com a pressa diária os alimentos industrializados nos salvam da melhor forma com sabor e qualidade, o macarrão instantâneo é um exemplo disso.

 

Créditos: Pornpen Suechaicharoen/Shutterstock

 

O criador do produto é o japonês Momofuku Ando, os japoneses valorizam tanto a criação que no país tem até o Museu do Lamen em Yokohama. Segundo a WINA (Associação Mundial de Macarrão Instantâneo) a China é o maior consumidor de macarrão instantâneo do mundo, o Brasil aparece na décima posição do consumo global.

 

O produto tem em sua composição farinha de trigo, gordura vegetal, sal e aditivos químicos, como regulador de acidez, estabilizante e corante, logo, é uma fonte de carboidratos e gordura. O macarrão instantâneo, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação.

 

Como qualquer macarrão ele é feito por um processo chamado de extrusão, que é uma combinação de operações unitárias (etapas básicas de um processo) incluindo a mistura, cozimento, amassamento, cisalhamento, formação e moldagem. O que torna possível a obtenção de diferentes formas de massa.

 

Depois da etapa de extrusão o macarrão instantâneo é pré-cozido, isto é, ele é cozido em água e depois é frito, etapa fundamental para retirar a água. Por isso, que é possível ter o preparo em casa por apenas três minutos.

 

Para quem segue a linha fit/hispter/diferentão vale fazer diferentes harmonizações com a massa (molhos, legumes, proteínas e afins), o importante é não passar fome. Você também tem o alimento como curinga de todas as horas? Até o próximo post!

 

Referências bibliográficas

ASCHERI, J. L. R. Extrusão. Disponível em:<www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid5sgie02wyiv80z4s473wy7guo3.html>

WINA. Disponível em: <http://instantnoodles.org/en/index.html>

Por que o macarrão instantâneo cozinha tão rápido?. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/por-que-o-macarrao-instantaneo-cozinha-tao-rapido/#>

Macarrão Instantâneo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Macarr%C3%A3o_instant%C3%A2neo>

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

A primeira impressão

1/9
Please reload

Colunas
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga a gente!
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
Please reload

Sobre Nós
Entre em contato

Somos uma organização sem fins lucrativos, criada por estudantes e para estudantes, com o propósito de unir a academia com o mercado.

        Curta nossa página!

  • Facebook LEMA

lema@eq.ufrj.br

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-909

  • Instagram Social Icon
Siga a gente!
Telefones

Representante Geral

Jessica Lima

21 96463 - 4088

© 2018 por LEMA. Criado por Anna, Mariath e Nathaly.