Blog da LEMA

Engenharia de Alimentos, Empreendedorismo e afins

O começo de tudo

O começo de tudo é a cozinha, ou melhor, o processamento de alimentos (tudo que envolve as mudanças do alimento através de um processo, como cortar, descascar, cozinhar, salgar e afins). Diversas teorias, como a do primatólogo Richard Wrangham e antropólogo Daniel Lieberman ambos de Harvard, afirmam que a invenção do fogo e o processamento em alimentos transformou a história evolutiva do homem e é o início da humanidade.

 

 

A explicação é baseada na diminuição do tempo de absorção de calorias. Isto é, processar foi fundamental para a humanidade reduzindo drasticamente o tempo para obter os nutrientes necessários para o regulamento do organismo.

 

Ao longo da história e do desenvolvimento da ciência foi descoberto diversos métodos para conservação de alimentos (como sal, gelo, fogo e outros) e foi fundamental para o desenvolvimento das sociedades globais.  Concomitantemente surgiu a Indústria de Alimentos com o objetivo de processar e aumentar a vida comercial dos produtos produzindo e garantindo alimentos de qualidade sempre inovando e atendendo os desejos dos consumidores.

 

Muito tempo se passou e muitas coisas mudaram (ainda bem!)em diversos aspectos sociais e econômicos. De acordo com os dados de 2015 da ONU somos 7,3 bilhões de pessoas e a nutrição é uma necessidade fisiológica de todos. É dever da Indústria de Alimentos associada à política pública garantir uma alimentação de qualidade. Isso é conquistado com diversos profissionais atuantes nessa Indústria, como o engenheiro de alimentos.

 

A globalização e o avanço técnico-científico fez com que os consumidores se tornassem mais conscientes e exigentes. Com isso, os alimentos devem atender necessidades, além das que atendiam antes, um alimento não deve só saciar e nutrir, mas também deve agradar sensorialmente (gosto, aroma, textura e aparência). Para atender esse objetivo, anualmente, há grandes investimentos da Indústria para a pesquisa inovando as alternativas de alimentação saudável garantindo a segurança alimentar e praticidade.

 

As inovações são conquistadas e estimuladas pela economia consolidada do setor de alimentos. A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) registrou, em 2016, 614,3 bilhões de reais (ou 175,9 bilhões de dólares) de faturamento. De 2010 a 2016 o faturamento da indústria de alimentação do Brasil cresceu 85,8%, saindo de R$330,6 bilhões para R$614,3 bilhões no ano passado. A participação é de 10,1% do PIB do Brasil com crescimento anual de 12,3%.

 

Com base nos dados, é possível afirmar que o setor de alimentos na economia mundial e nacional tem uma importância enorme. Por isso, empreender na área é um ótimo investimento, pois o mercado só cresce e abrange todas as classes econômicas e diferentes públicos. Você já imaginou como seria viver sem ter os alimentos a sua disposição, isto é, sem supermercados ou vendas de alimentos? Seria assim o mundo sem a Indústria de Alimentos.

 

Aqui no blog estaremos debatendo e expondo temas relacionados a alimentos e ao empreendedorismo e a importância deles para a sociedade. O objetivo do blog é tornar acessível e disponível às novidades e informações acerca da Engenharia de Alimentos, Alimentos e Empreendedorismo e outros temas abordados nas atividades da LEMA.

 

Curta a nossa página e se inscreva no blog para não perder as novidades! Espero que aproveitem esse espaço, até o próximo post!

 

Referências bibliográficas

Poder 360. Indústria alimentícia tem queda de produção em 2016, mas faturamento sobe. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/economia/industria-alimenticia-tem-queda-de-producao-em-2016-mas-faturamento-sobe/>

HOUZEL, Suzana Herculano. A humanidade começa na cozinha. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouzel/2016/03/1750013-a-humanidade-comeca-na-cozinha.shtml>

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

A primeira impressão

1/9
Please reload

Colunas
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga a gente!
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
Please reload

Sobre Nós
Entre em contato

Somos uma organização sem fins lucrativos, criada por estudantes e para estudantes, com o propósito de unir a academia com o mercado.

        Curta nossa página!

  • Facebook LEMA

lema@eq.ufrj.br

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-909

  • Instagram Social Icon
Siga a gente!
Telefones

Representante Geral

Jessica Lima

21 96463 - 4088

© 2018 por LEMA. Criado por Anna, Mariath e Nathaly.