Programa

Conecte-se

2020

Quer fazer parte da nossa equipe?
As inscrições do programa Conecte-se 2020.1 estão abertas!

#VemComaLEMA e Conecte-se Conosco! 

FAQ

O que é a LEMA? 
Resposta: Somos a Liga de Empreendedorismo e Alimentos, uma liga universitária, formada por estudantes da Escola de Química da UFRJ, que viram na área de alimentos uma grande oportunidade de crescimento profissional, dispostos a ensinar e a aprender na prática conceitos e técnicas que possam impactar a vida de quem está se aventurando neste setor. 
 
Mas o que é uma liga universitária? 
Resposta: As ligas são organizações sem fins lucrativos, criadas por e para estudantes, com o propósito de unir a academia com o mercado por meio de desenvolvimento de saberes em uma determinada área do conhecimento.   
 

Eu preciso ser aluno de Engenharia de Alimentos e estar empreendendo para participar? 

Resposta: Claro que não! O único requisito para ser membro da LEMA é ser um aluno da Escola de Química regularmente matriculado. Qualquer curso, turno e período são bem-vindos! 


Qual a diferença de uma liga universitária para uma empresa júnior?  
Resposta: A empresa júnior trabalha em formato contratual com seus clientes e através de prestação de serviços de consultoria enquanto uma liga universitária tem função educacional, buscando sempre modelos e abordagem diferenciados daquele tradicionalmente adotado pelas universidades.
 
Qual a missão da LEMA? 
Resposta: Promover a capacitação de forma a incentivar a visão empreendedora e o preparo para o mercado de alimentos. 
 
Consigo conciliar minhas tarefas na LEMA com os meus estudos? 
Resposta: Um dos nossos valores é o Comprometimento, porém é possível conciliar os dois respeitando o ritmo de cada um durante o período letivo.  

 

Como é o trabalho na LEMA? 
Resposta: Realizamos atividades como palestras, cursos, workshops e mesas redondas com o objetivo de sermos a ponte entre os alunos e o mercado de trabalho de alimentos. Trabalhamos utilizando um sistema de equipes onde um gerente da equipe delega pequenas tarefas ao restante dos membros daquela equipe, incluindo ele próprio, e um prazo para a realização das mesmas; dessa forma, não há ninguém sobrecarregado. Além disso, fazemos grande parte do nosso trabalho em casa. 
 
Quantas horas semanais os membros precisam ter disponíveis para se dedicar a LEMA? 
Resposta: Não temos um número exato de horas porque isso varia de acordo com o projeto que aquele membro está inserido, mas, por questões de conforto para a equipe, pedimos cerca de 8 horas semanais (isso não é um requisito eliminatório!!). 
 
Os membros da LEMA recebem alguma remuneração? 
Resposta: Não recebemos nenhuma remuneração financeira. 
 
Então o que eu ganho entrando na LEMA? 
Resposta: Os membros, além de participarem de capacitações frequentes nas áreas de gestão e ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, estão constantemente desenvolvendo seu aprendizado enquanto gerenciam toda a estrutura da LEMA, criam novos produtos e serviços, organizam evento, fazem novos contatos profissionais, resolvem problemas reais que surgem no dia-a-dia da liga e trabalham em equipe. Dessa forma, o aprendizado ocorre de maneira prática e autônoma e, quanto maior o interesse e engajamento do membro, maior seu desenvolvimento profissional e pessoal. 
 

Sobre Nós
Entre em contato

Somos uma organização sem fins lucrativos, criada por estudantes e para estudantes, com o propósito de unir a academia com o mercado.

        Curta nossa página!

  • Facebook LEMA

lema@eq.ufrj.br

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-909

  • Instagram Social Icon
Siga a gente!
Telefones

Representante Geral

Jessica Lima

21 96463 - 4088

© 2018 por LEMA. Criado por Anna, Mariath e Nathaly.